Storytelling

Faz algum tempo que venho estudando “Storytelling” que nada mais é que “saber contar uma história de uma maneira cativante”. Tento, a cada vídeo, colocar isso em prática. Mas você pode usar isso no dia a dia, tranqüilamente, por exemplo: em seu currículo, em uma entrevista de emprego, em um atendimento a um cliente e ATÉ em vídeos de casamento. etc. O video anexo foi uma primeira tentativa de por em prática o aprendizado (foi feito em 2015) e acredito, com sucesso. Essa voz anasalada, é minha. O texto escrevi em 2 horas, gravei a voz em 15 minutos, editei o vídeo em 4 horas. Segui algumas anotações que vinha fazendo por alguns meses que me ajudaram a construir o vídeo, que estão abaixo:
“Storytelling:
A “ATENÇÃO” é a nova commodity . História audiovisual é a nova moeda . O cérebro humano processa imagens 60.000x mais rápido do que texto . Postagens na web com recursos visuais traz até 180% mais envolvimento do que aqueles sem imagens. As pessoas gastam 100% mais tempo em páginas da web com vídeos .
O STORYTELLING DE UMA MARCA É O ATO DE CONSTRUIR UM CONTO DE FADAS.
E com isso, construir, a partir de um sonho, uma personalidade de uma marca que será utilizada em toda comunicação e relacionamento entre a marca e todos que estão ao seu redor.
E é justamente esse o propósito de uma marca. Passar o seu aprendizado, levando em conta o seu sonho e amadurecimento com os desafios para que todos entendam o seu papel perante a sua comunidade.
O storytelling não tem a ver com criar uma história para uma empresa. Mas sim em criar uma marca através de um sonho e de uma necessidade de um empreendedor que um dia precisou se virar para, muitas vezes não morrer de fome.
Uma marca cativa clientes, através do storytelling, porque cria uma conexão pessoal, se aproxima daquilo que mais convence as pessoas a comprarem: sentimento e pessoalidade.
As pessoas compram por sentimento. As pessoas procuram marcas que se aproximam dos seus valores. E, é justamente o storytelling a oportunidade de fazer com que a comunidade ao redor de uma marca – fornecedores, concorrentes, clientes, consumidores e funcionários – enxerguem isso.”
#storytelling #ConstruindoUmaMarcadeSucesso

Leave a comment